Aprendiz de sonhador ®

12/03/2010 at 1:38 PM 20 comentários

Acordei com a sua risada em minha boca. Vontade de deixá-la em estéreo em cima da mesa. Inspiração e paixão são minhas mais novas formas de poesia. Prova disso é que ontem – ou será que ainda era hoje? – li algo que eu mesma escrevi sobre a autonomia da poesia em relação às palavras escritas ou faladas. Entendo seu sorriso aberto como ensaios poéticos guardados e que vou pegando de surpresa. Rimas sonoras e com grande poder de encantamento. A magia é algo que sempre me interessou na literatura, desde a infância e com forte influência escolar. Hoje em dia, acho péssimo que se ensine poesia para as crianças a partir de rimas, como se poetar fosse apenas isso. Tudo bem que amassar muito o barro antes de esculpí-lo e espalhar bastante a tinta antes de qualquer pintura é algo próprio, necessário e delicioso nos primeiros anos de vida. Acho importante brincar com a matéria da palavra, mas daí a reduzí-la somente à rima já soa de menos para mim. Ano passado vi isso acontecer na escola onde ensinava alguns caminhos para a criatividade na escrita. Tomara que seja diferente dessa vez.

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20 Comentários Add your own

  • 1. rafaela  |  12/03/2010 às 1:53 PM

    ai, q vou ser a primeira – dps te tanto – a passar! =)

    poesia é água, amora!
    como risada q fica na boca; música q escorre como vinho e mar… por sua natureza anímica, né?! ; )

    beijobeijo

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    • 2. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 1:54 PM

      Adoooooro gente inteligente!

      hahahahahahaha

      Que bom que oprimeiro comentário foi teu.

      Beijobeijo

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  • 3. Luana  |  12/03/2010 às 2:11 PM

    Mar, nem te contei

    Ano passado, depois daoficina que deste aqui, as meninas da Ed. Infantil usaram o teu projeto da Lili para a Feira do Livro da Escola. A idade sugerida para o trabalho, a partir dos 3, foi perfeita. Elas fizeram as atividades e até os autógrafos depois. Os maiores gostaram de assinar suas obras finalizadas. Os menores ficaram encantados com o mundo que eles inventaram nas bolas de plástico.

    Menina… que venham mais pessoas como você para as nossas escolas.

    Obrigada

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    • 4. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 2:20 PM

      Lu… esse projeto nasceu em 2004, numa escola Montessoriana onde eu dava aula para uma agrupada 3 e 4. O grande barato foi o envolvimento das famílias. Depois de mandar as bolas plásticas para casa, as crianças as trouxeram para a feira com rios de chocolate, nuvens de algodão, bichinhos de biscoitos… viajaram na batatinha porque foram convidadas a isso. Como ainda não sabiam escrever, o registro foi mais simples: simularam o mundo que eles criaram na folha de papel. E aquilo virou um livro. e ganhou nome de FULANINHO INVENTA O MUNDO, como a obra do Quintana sugeria. Até os que ainda não sabiam escrever o nome queriam autografar. E o fizeram.

      No ano anterior, fui de O Urso com Música na Barriga, do Veríssimo. Também o mesmo princípio: estímulo, prática e registro. A poesia vai além da rima, mas não perde o encantamento.

      Fiquei feliz demais com a notícia. Não as deixe parar.

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  • 5. Marcelo Cruz  |  12/03/2010 às 2:53 PM

    Prosa crítica.

    Mandou bem, Marjorie Bier.

    Responder
    • 6. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 4:09 PM

      Beijo, Celo.

      Tanta saudade…

      Responder
  • 7. ℓυηα  |  12/03/2010 às 3:32 PM

    Eu acho que não brinquei o suficiente com barro e tinta…sou péssima na arte de poetar.

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    Responder
    • 8. Marininha  |  12/03/2010 às 3:35 PM

      Acho q o ponto nem é saber poetar, mas entender a poesia.

      É isso, Mar?

      Responder
      • 9. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 4:15 PM

        Isso mesmo, Mari. Por isso digo que poesia não é só rima. É como se matemática fosse só geometria ou história não saísse do baú.

        É preciso paixão e olhos bem abertos para ensinar.

    • 10. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 4:10 PM

      =)))

      Somos duas. A poesia não é meu chão. Acho difícil demais poetar.

      Beijo

      Responder
  • 11. Clara Morais  |  12/03/2010 às 3:34 PM

    Penso o mesmo sobre música. Nem só de Xuxa vive a formação musical infantil.

    Gostei do ponto tocado.

    Responder
    • 12. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 4:12 PM

      Penso como você, Clara.

      Não há estímulo se nossos educadores são igualmente mal formados.

      Bejinhos

      Responder
  • 13. Enrico  |  12/03/2010 às 3:48 PM

    E depois criticam a falta de estrutura em bibliotecas pela falta de interesse pela leitura…

    Como o nome daquele livro que fala da professora??? Aquele que tu gosta….

    Responder
    • 14. Marjorie Bier  |  12/03/2010 às 4:16 PM

      Ziraldo???

      Uma professora maluquinha…

      A-DO-RO!!!

      Obrigada por me lembrar desse livro…

      Responder
  • 15. Miss  |  14/03/2010 às 5:09 PM

    Poesia definitivamente não é só isso.

    Delícia, flor, como sempre!

    Uma semana beeeeeeeeem linda pra ti! Saudades!

    =**

    Responder
    • 16. Marjorie Bier  |  14/03/2010 às 6:54 PM

      Pra ti também, bonita!!!

      Beijo beijo

      Responder
  • 17. Fúlvio Detoni  |  15/03/2010 às 10:58 AM

    bom dia baby!!!!!!!!

    Responder
    • 18. Marjorie Bier  |  15/03/2010 às 12:31 PM

      Bon jour, mon coeur!!!!

      =***

      Responder
  • 19. Eunísia  |  16/03/2010 às 9:26 PM

    Vc sempre brica com tuas palavras. Ler tuas palavras escritas é transmutar na autonomia da arte de escrever.
    Bjs.
    Eunísia

    Responder
    • 20. Marjorie Bier  |  17/03/2010 às 12:01 AM

      Querida… que gentileza! Sou aprendiz nessa esfera.

      Um beijo

      Responder

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