A Turma do Dionísio participa de festival internacional de teatro na Bolívia

31/03/2011 at 2:40 PM Deixe um comentário

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio foi selecionado para participar do VIII Festival Internacional de Teatro, a ser realizado entre 07 e 17 de abril, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. O Festival é organizado pela APAC, Asociación Pro Arte y Cultura de Bolívia. Além do Brasil, participam grupos de outros 15 países: Bolívia, Itália, França, Holanda, Irlanda, Espanha, México, Congo, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia.

A Turma do Dionísio apresentará a peça A MÁSCARA DE TARÉ no evento. O texto, escrito por Jerson Fontana, narra a história de um menino que, por meio de uma máscara, vê a história do seu povo, os índios guarani. O espetáculo utiliza a linguagem do teatro de atores, teatro de bonecos e máscaras para encenar episódios importantes dessa história: a vida dos índios na aldeia, a chegada dos padres jesuítas, a fundação das Missões, o Tratado de Madrid e a guerra guaranítica.

A MÁSCARA DE TARÉ possui na ficha técnica reconhecidos artistas do teatro gaúcho: Mário de Ballentti, responsável pela concepção e coordenação de execução dos bonecos; Viviane Gill e Lígia Rigo, encarregadas dos figurinos; Augusto Bier, criador da programação visual; Antônio Kalb, criação da trilha sonora original e Renato Fontana responsável pela montagem e execução da trilha sonora. Em cena, Darlan Marchi, Maristela Marasca e Jerson Fontana representam diversos personagens e manipulam mais de cem bonecos. Na técnica está Juliani Borchardt.

A peça é indicada para o público jovem e adulto, tendo atingido mais de 23 mil espectadores. A trajetória do espetáculo, em cartaz desde 1997, é marcada pela participação em eventos importantes, como: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela; XIII Semana do Teatro de Bonecos de Porto Alegre e XII Missões Jesuíticas: Jornadas Internacionais, em Dourados – MS .

A peça, traduzida e reensaiada em espanhol, será apresentada em Santa Cruz de la Sierra nos dia 09 e 10 de abril, no teatro da Escuela Nacional de Teatro (UCB) e no teatro da AECID, respectivamente. Além das apresentações na cidade sede do Festival o Grupo também realiza apresentações nas cidades de San Ignacio de Velasco, São José de Chiquitos e Santiago de Chiquitos.

A participação da Turma no Festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo, Escola de Idiomas Up Grade e Central de Contabilidade. O Festival da Bolívia possibilitará o intercâmbio entre os grupos de teatro de diversos países e a divulgação da cultura e arte produzida no sul do Brasil.

GRUPO A TURMA DO DIONÍSIO

(55) 3312-3178  (55) 9969-1959          

 R. Pedro Lied, 1149   CEP 98.804-420    Santo Ângelo – RS

jersonf@terra.com.br / mmarasca@terra.com.br                     

http://www.aturmadodionisio.com.br / http://www.aturmadodionisio.blogspot.com

Entry filed under: Carpintaria..., Gente é pra brilhar!. Tags: .

Substância Guarde esse segredo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sigam-me os bons!


%d blogueiros gostam disto: