Eu já tive 16 anos ®

21/09/2009 at 12:52 PM 13 comentários

I.

Te vejo arte

movimento

Revejo em parte

repouso

Desejo hoje

Alarde

Nesse teu coração romântico

Colorido de espera e flor

II.

– Você prefere corda, pião, bola ou amarelinha?

– Prefiro jogar sonhos na lua.

III.

Tirei o sapato

Desci da calçada

Fugi de você.

.

Corri por duas semanas

E não olhei pra trás.

IV.

A cada megapixel,

uma noite mal dormida.

V.

Eu achei certo não sofrer e não chorar, fingir e ignorar. Por várias noites me vi sozinha, vendo Julia para um lado, Jude para o outro, e Portman no seu próprio caminho. O amor escorregando pelas mãos, assim, desperdiçado. Lembro de um livro ter me comovido e de um filme com um triste fim. Não vi o dia, não vi a noite, não vi nada. Desde então, com discreta elegância, limpo os cômodos da minha casa fechada, tiro o pó das frestas e arejo as feridas. Ainda espero você voltar quando amanhecer…

(Palavras tortas recolhidas em diários que me viram crescer. Pecam na rima, na métrica, mas não escondem os sentimentos.)
Entry filed under: Perplexidades.

Modo PREGUIÇA acionado! Pura constatação ®

13 Comentários Add your own

  • 1. Enrico  |  21/09/2009 às 1:10 PM

    Esse último eu te vi escrever… não tinha 16, mas faz tempo. Que bom que passou!

    Responder
  • 2. marjoriebier  |  21/09/2009 às 1:32 PM

    XÔ!

    Responder
  • 3. Fúlvio Detoni  |  21/09/2009 às 1:33 PM

    Em nome do pai do filho e do espírito santo, hímen.

    Responder
  • 4. Marininha  |  21/09/2009 às 1:50 PM

    Fia… eu tenho 32 e não consigo escrever nem metade do que tu escrevia com 16. Maldita seja tu que entrou na fila duas vezes e roubou as minhas palavras!

    Responder
  • 5. Régis Antônio Coimbra  |  21/09/2009 às 3:35 PM

    Aos 16 eu esperava sentado para, aos 18, magicamente tornar-me home. Teria namorada, emprego e auto-confiança. Ah! e saberia dirigir e teria um automóvel.

    O sexo era um mistério cujas pistas que eu tinha até então deviam ser pálidos espectros da coisa de verdade. O amor era também um troço tão fulminante que dava medo.

    Muitas decepções aguardavam-me nas lides demasiado próximas dos outros sonhos e ilusões de outras pessoas. Não dispenso, mas o sexo definitivamente perdeu o lugar nos encantadores mistérios para o humor e o aconchego entre as primeiras maravilhas de se chegar muito perto de alguém… aquela perigosa proximidade em que vemos, na umidade das córneas do outro, o próprio rosto – no meu caso inclusive despido da máscara para a qual tenho álibi, meus óculos.

    E há os horrores, também. Tudo o que eu digo, penso ou pareço pode ser e muitas vezes foi usado contra mim em lamentações femininas, demasiado femininas. Mas entendo. Costumo dizer: se Sísifo fosse mulher, ninguém notaria que aquilo era um especial tormento.

    Não esqueçamos Clive e seu “cave man”. Mas admirei e mesmo me identifiquei mais com a Anna, de Júlia. Eram todos personagens repulsivamente mesquinhos, resalvo… mas acho que só não gostei mesmo da Alice/Jane, muito bem composta por Portman. Clive fez o paradoxal cave man. Jude conseguiu parecer mesmo feio nesse filme. Julia me convenceu da intensidade sofrida de seu personagem não muito falante.

    Portman, como já disse, fez muito bem o personage do qual não gostei: a do coração partido que se justifica por isso. A mesquinhez (de Anna e Dan) ou franco rancor (Larry) dos demais personagens parece-me menos aviltante, se bem que o “franco rancor” de Larry também vá na linha do coração partido que se justifica por isso… mas, paradoxalmente, de modo menos cruel ou acabado.

    Responder
  • 6. marjoriebier  |  21/09/2009 às 3:54 PM

    Alice/ Jane mentia para amar e ser amada. Construia relações baseadas na sua carência momentânea e, como uma daquelas sereias que a Edith já nos contou, arrastava seu macho enquanto ela dissimulava ser tudo o que ele esperava. No instante da verdade, a deteriorização… nunca esqueci disso, embora não concorde totalmente.

    Responder
  • 7. Luana  |  21/09/2009 às 4:01 PM

    Eu, por inúmeras vezes, sinto-me voltar aos 16. Se, com essa idade, já brincavas com as palavras, imagino agora, no auge da maturidade cheia de energia, o que não constróis com teus verbetes.

    Responder
  • 8. marjoriebier  |  21/09/2009 às 5:36 PM

    Normalmente, bobagens! rsrsrsrs…

    Responder
  • 9. Mariana Cadore  |  21/09/2009 às 10:13 PM

    E’ a poesia j’a tinha nascido.
    E o legal e’ poder ver as mudancas nos pensamentos, q so de olhar um mes atras no blog ja vemos.
    Bjs

    Responder
  • 10. Mario Miranda  |  22/09/2009 às 3:28 AM

    Que bonito:
    retalhos de diários…

    Um beijo, Marjorie!

    Responder
  • 11. Rafaela  |  22/09/2009 às 10:40 AM

    adorei o novo visu! bjo

    Responder
  • 12. Emerson Souza  |  22/09/2009 às 2:10 PM

    Eu quero ver este diário.
    Seja bem vinda e bjus.

    Responder
  • 13. Talita Prates  |  28/09/2009 às 3:53 PM

    Não há pecado!

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sigam-me os bons!


